LVMH: Empresas de luxo sentem desaceleração após período de crescimento

Empresas de luxo sentem desaceleração após período de crescimento. LVHM registra queda no crescimento de vendas no terceiro trimestre

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LVHM registra queda no crescimento de vendas no terceiro trimestre

Após três anos de vendas robustas no pós-pandemia, o setor de luxo enfrenta desaceleração, evidenciada pelos resultados da LVHM, proprietária de marcas como Louis Vuitton, Dior, Bulgari, Tiffany & Co e Möet Chandon. Embora as vendas tenham aumentado 9% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2022, esse crescimento representa uma desaceleração significativa em relação aos 17% registrados no segundo trimestre. Entre junho e agosto de 2022, o crescimento anual foi de 19%. Esse desempenho aquém do esperado resultou em uma queda de mais de 10% nas ações da LVHM, afetando também outras empresas do setor, como Burberry, Kering (dona da Gucci) e Hermès.

Segundo o CFO da LVMH, Jean-Jacques Guiony, “Estamos convergindo em direção a números mais em linha com a média histórica”. Ele também mencionou que não é possível prever se a desaceleração se manterá, mas não há expectativa de retornar ao crescimento de 20% do passado. A mudança de comportamento no pós-Covid é vista como um ponto de virada. No início da pandemia, houve um aumento no consumo devido ao sentimento de que era importante aproveitar a vida. No entanto, esse entusiasmo de consumo estava destinado a diminuir. Os investidores esperavam que o fim das restrições na China, um mercado crucial para o luxo, pudesse estimular o setor, mas isso não ocorreu.

A desaceleração, até agora, está mais evidente entre os consumidores aspiracionais, que compram menos frequentemente ou optam por itens mais acessíveis. A unidade de bebidas da LVHM foi a mais afetada, com uma queda de 7% nas vendas nos primeiros nove meses de 2023, principalmente devido ao desempenho mais fraco da marca de conhaque Hennessy nos Estados Unidos. No entanto, em um setor onde os consumidores ultra ricos representam uma parte significativa das vendas, qualquer mudança em seu comportamento afeta o setor. Mesmo a unidade de moda e couro da LVHM sentiu os efeitos de um consumo mais fraco, com uma redução no crescimento da receita de 20% no primeiro semestre para 16% ao longo dos nove meses. A questão central agora é determinar o que constitui o “novo normal”.

O setor de luxo, liderado por grandes grupos, teve um crescimento de 20% ao ano desde 2020, de acordo com a Bain & Company, em comparação com a média histórica de cerca de 6% ao ano. Para este ano, as projeções variam de um cenário otimista de crescimento de 8% a 10% a um cenário pessimista com uma taxa de crescimento de 5%. A vice-presidente de varejo e luxo da consultoria, Joëlle de Montgolfier, destaca que a expansão extraordinária vista recentemente não é sustentável a longo prazo.

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