Índice de Transparência de Moda no Brasil – 2023

Fashion Revolution Brasil lançou o Índice de Transparência de Moda Brasileira de 2023

Compartilhe:

Fashion Revolution Brasil lançou o Índice de Transparência de Moda Brasileira de 2023

As marcas de moda brasileira estão preparadas para ajudar a conter a crise climática?

O Fashion Revolution Brasil divulgou no dia 30 de novembro, em evento na sede da ABIT (Associação Brasileira das Indústrias Têxteis), em São Paulo, a Edição 2023 do Índice de Transparência da Moda (ITM), que analisa quanta informação é divulgada publicamente sobre as políticas, práticas e impactos ambientais e de direitos humanos das marcas ao longo de toda sua cadeia de valor, por meio de uma lista de 262 indicadores.

O Novo Índice de Transparência da Moda Brasil 2023 destaca avanços, mas revela pouco comprometimento das marcas na crise climática. Das 60 maiores marcas, apenas seis atingiram pontuações acima de 60%, enquanto quase metade teve pontuação abaixo de 10%. A falta de transparência abrange questões socioambientais, especialmente em relação à igualdade racial, de gênero e ao combate à crise climática.

via: Fashion Revolution Brasil

A sexta edição do Índice de Transparência da Moda destaca o progresso lento entre as 60 principais marcas de moda do Brasil em questões urgentes como desmatamento, descarbonização e diversidade. Em meio aos desafios socioambientais de 2023, incluindo o aumento dos desastres climáticos e o avanço do desmatamento no Cerrado, principal bioma produtor de algodão do país, a indústria da moda brasileira assume papel relevante. Como uma das cadeias têxteis mais completas do Ocidente e uma grande empregadora, a transparência sobre ações e impactos socioambientais torna-se crucial.

O Instituto Fashion Revolution Brasil, comprometido com transformações no sistema da moda, utiliza o Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB) como ferramenta-chave nessa jornada. Com base nos dados divulgados publicamente pelas marcas, o ITMB analisa políticas, práticas e impactos em áreas como direitos humanos, igualdade de gênero e descarbonização. Essa iniciativa não apenas presta contas à sociedade, mas também promove soluções para uma moda mais sustentável e justa, incentivando uma transformação sistêmica no setor.

Você pode encontrar o Índice de Transparência da Moda clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Precisa de ajuda?