O CINM tem o objetivo de avançar nas fronteiras do conhecimento nos Negócios da Moda, promover o crescimento das empresas e contribuir para o desenvolvimento do setor. Foi o primeiro e permanece como o único congresso nacional e mundial com essa proposta.
Para isso reunimos quem pensa a moda (pesquisadores, acadêmicos, instituições de ensino) e quem faz a moda (marcas, empreendedores, especialistas, gestores) em um único evento para refletir, debater e desenvolver visões e caminhos que orientem o futuro da moda.
A programação, formada pela apresentação dos trabalhos aprovados em peer review, palestras e mesas redondas, é planejada de acordo com os principais temas, desafios e movimentos do mercado da moda.
Chegamos até aqui porque contamos com uma comissão científica formada por 38 professores doutores pesquisadores, apoio de 15 das principais escolas de moda nacionais e internacionais, apoio de várias marcas da cadeia do setor, mais de 150 profissionais palestrantes e mediadores, nomes importantes do mercado, que se disponibilizaram a compartilhar e debater seus conhecimentos e tem o André Robic na Direção Executiva e a Luciane Robic na Produção Executiva (sócios fundadores do IBModa).
Até o momento chegamos a 100 artigos publicados, distribuídos por 6 Grupos de Trabalhos (Novos Modelos de Negócio e de Gestão em Empresas de Moda, Panoramas do Varejo de Moda no Século XXI, Gestão da Sustentabilidade na Industria de Moda: Produtos e Produção, Gestão da Criação e do Design de Produtos de Moda...
...Comportamento do Consumidor de Moda, Gestão de Marcas e da Comunicação na Moda), presentes na publicação de 4 ANAIS e no livro “Interfaces da Moda”, material importantíssimo para o desenvolvimento do pensamento crítico científico e para práticas inovadoras do segmento.
Realizamos 5 edições, as duas primeiras no Rio de Janeiro, no Parque Lage, com o apoio da Secretaria da Cultura e depois na sede e com o apoio da FIERJ, duas edições internacionais em Portugal, na cidade do Porto, em parceria com a ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal), com o Portugal Fashion, Porto Fashion Week, Associação Seletiva Moda e Modtissimo, e, mais recentemente em São Paulo, em parceria com a EACH – USP.