carreiras da moda

O foco do mercado da moda em práticas éticas, sustentáveis ​​e digitais levou a indústria da moda a repensar seu funcionamento.

As mudanças nos padrões de consumo ocorridas nos últimos anos têm despertado a demanda por novas carreiras no mercado de moda, o que significa que quem quer trabalhar com moda precisa estar preparado para essas constantes mudanças.

Algumas profissões que nem se aproximam da oficina, do balcão da loja e vão muito além daquilo que estamos acostumados a conhecer. Mas são essenciais nesta nova situação.

Para se tornar um profissional da moda, não basta apenas acompanhar as últimas tendências do mundo.

Também é necessário se conectar com o que está acontecendo na arte, entender as novidades culturais e entender questões relacionadas à economia e ao design.

O Brasil é um dos países que tem maior número de escolas de moda, nesse sentido, pode haver um espaço para você se especializar e encontrar o seu lugar na sala de aula e claro, seguir a carreira acadêmica como pesquisador, fazendo mestrado e depois doutorado.

A gestão de compras está entre os elos mais importantes e desafiadores do sistema da moda pois será responsável por comprar itens que tenham a cara da marca e que serão utilizados na confecção das roupas. Além das principais funções como compra das matérias-primas, tecidos, aviamentos, botões e outros itens necessários para a fabricação das peças, estão também o conhecimento para escolher bons fornecedores, negociação de valores e prazos, acompanhamento e conferência das entregas. Dessa forma, o profissional desta área deve ser criativo, atualizado, gostar de pesquisar e equilibrar seu trabalho à demanda e comportamento dos consumidores.

Também conhecido como personal stylist ou ainda  personal shoppers, estuda cuidadosamente o perfil do cliente – características físicas e personalidade – para ajudá-lo a definir um estilo próprio, auxiliando na formação dos looks, combinação das roupas, acessórios, cores. modelos e até sugerindo corte de cabelo e maquiagem, otimizando o uso das peças que já compõem o guarda-roupa ou ainda sugerindo a compra de novas peças.

Ter olhar crítico para pesquisar, entender, interpretar e escolher as tendências de moda que estão alinhadas a marca e a partir delas criar temas e desenvolver as coleções e acompanhar todo o processo de produção dos produtos. Pode atuar em diferentes nichos: roupas, acessórios, calçados, jóias, estampas e tecidos.

Além de ter conhecimentos técnicos em fotografia, deve ter senso estético, sensibilidade e um olhar aguçado para captar os melhores momentos, cenários e ângulos que o ajudarão a compor a imagem perfeita. Normalmente trabalha em conjunto com o produtor e styling de moda.

Área abrangente que permite desenvolver um olhar amplo para a gestão do negócio, percorrendo pela produção, fabricação, comercialização e comunicação. É importante ter conhecimentos atualizados sobre as tendências de mercado, inovações e estratégias de gestão e marketing para conquistar e manter um bom posicionamento da marca.

Responsável pela criação de imagens, alinhadas à identidade da marca, para organização de desfiles, campanhas publicitárias, editoriais, lançamentos de coleções e eventos em geral. Responsável pela seleção, contratação e coordenação de modelos, maquiadores, cabeleireiros, fotógrafos para formação da equipe que dará suporte às atividades.

Desenvolve o trabalho de comunicação entre a marca e a imprensa. Deve ter conhecimento de estratégias e táticas de mídia e publicidade para planejar as campanhas de acordo com os objetivos da marca.

Trabalha no varejo de moda, criando cenários e ambientações atraentes nos pontos de venda, de acordo com o perfil da marca e tema da coleção, para tornar a experiência do consumidor dentro da loja única e alavancar as vendas.

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